quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sopa Creme Agapanto

Agapanto é o nome do meu sítio, lá na serra. Se mantém lindo e maravilhoso desde a década de 80 e os resquícios da mata atlântica que ainda possuía, tratei de mantê-la. Desde sua aquisição, só plantei. Ele, tranformou-se para mim, minha família e amigos um templário à natureza. À época me deparei com uma área onde antigamente havia plantação.

Passado um tempo, e contra todos, tomei a decisão de voltar a plantar ali e contribuir com a alimentação da casa, de todos os que o frequentavam e também da comunidade (tinha idéias de vender a produção). Arregacei as mangas na administração do trabalho. Contratei um casal de caseiros que sabiam manejar muito bem meu projeto.

Plantei só o que amava comer: milho, feijão, batatinha, xuxu e moranga - que cresceram e extasiaram meus olhos. Jamais havia acompanhado a preparação da terra, o plantio, os cuidados da capina, o florescimento e amadurecimento de cada uma destas preciosidades. Fantástico, mas não havia como superar a produção. A terra era maravilhosa e deu muito, de tudo! Era espetacular entrar no milharal e arrancar com as minhas mãos as espigas do pé.

O mais incrível eram as morangas cabotiá. Flores magníficas viravam aquelas preciosidades adocicadas, redondas, cor de laranja...Mas eram tantas que me aconselharam a vender. Assim fiz!

Fui até um hiper mercado conhecido, oferecer. Porém, como a oferta era muito grande eles pagariam a simplicidade R$160,00 (nos valores de hj)o lote do caminhão!!! Lembro que não pagava sequer o aluguel do transporte. (risos)
Arrasada com minha negociação, voltei e decidi transformar em alimentação para animais (atitude comum entre plantadores).

Meu amor pelas morangas permanece - porém nunca mais plantei em média escala.
Assim, que hoje vou fazer uma sopa de moranga e abaixo está a receita. É facinha - como tudo que faço (pois não sei fazer - risos). Vamos lá:


SOPA CREME AGAPANTO


INGREDIENTES( para render 6 porções):
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 2 colheres (sobremesa) de sal
- 200g de creme de leite
- 1 moranga cabotiá ou abóbora
- manjericão(folhas) e manjerona


MODO DE PREPARO:

Bata no liqüidificador os pedaços de moranga cozida. Bata bem até ficar com uma consistência pastosa. Enquanto isso, vá refogando a cebola, o alho e acrescente também o creme de leite e a manjerona(a gosto) em uma panela. Depois junte a moranga batida com a mistura que está no fogo. Daí, é só dar uma mexida e deixá-la esquentar à preferência de quem irá degustá-la.

Eu sirvo com folhas de manjericão colhidas do meu jardim.
Elas decoram e emprestam um sabor e cheiro especial ao prato.

Até!

2 comentários:

  1. Nossa, eu a-d-o-r-ooo moranga! Sopa então, nem se fala... Então tu já sabe, a próxima que tu fizer eu quero comer! E assim eu me animo a fazer também...
    Parabéns pelo blog! Tá lindo!

    Bjos, Isa.

    ResponderExcluir